TRADIÇÃO QUE TESTIFICA NOSSA FÉ OU TRADICIONALISMO RELIGIOSO ?

Aqueles que me conhecem um pouco mais profundamente sabem o quanto valorizo a tradição, em especial dentro da Eclésia.
Gosto muito da maioria dos louvores entoados por Ministérios de Música e Equipes de Louvor em nossas Igrejas, em especial as Batistas, entretanto os Cânticos Congregacionais conduzidos por um Regente, o que sempre foi tradição em nossas Igrejas com o uso do Cantor Cristão  e Hinário para o Culto Cristão, vem sendo abandonados paulatinamente; quando não, os Hinos são descaracterizados com arranjos que, em última análise, desrespeitam a originalidade dos Cânticos.
Não quero justificar minha nostalgia com esses argumentos, mas vou narrar uma história contada no canal do YouTube da Professora de Hebraico Karla Damasceno: no dia 7 de outubro do ano passado Israel sofreu o maior ato de terrorismo desde o Holocausto, perpetrado pelo Hamas. Mais de mil pessoas foram assassinadas com requintes de crueldade que nem vem ao caso mencionar neste artigo.
Além da festa de música eletrônica vários Kibutz foram atacados, as residências invadidas e seus moradores assassinados ou sequestrados. Em uma dessas casas havia um bunker e o Ancião daquela família ao perceber o que estava prestes a acontecer, imediatamente conduziu sua família ao interior do bunker cerrou a porta e por minutos ou segundos conseguiu salvar todos do seu lar. 
Mas não havia garantias de que sua atitude os livraria definitivamente dos algozes de seus vizinhos, pois por algum tempo a porta do bunker era esmurrada e os membros do Hamas proferiam impropérios antisemitas, até que se fez silêncio...
Algumas horas se passaram e derrepente vozes foram ouvidas do outro lado da porta do bunker, mas dessa vez o interlocutor se dizia soldado do Exército de Israel, falava hebraico e que estava alí para resgatar a família do Ancião. Eis o dilema do velho Judeu que conhecia como poucos a tradição Judaica em vários aspectos: seria verdade a sentença do seu interlocutor ou era um ardil de membros do Hamas para terminarem seu intento depois de tantas horas. Então o Ancião lembrou da oração mais antiga de seu povo e que somente um verdadeiro Judeu saberia recitá-la com naturalidade. Disse ele ao seu interlocutor: "Vou iniciar uma Oração que é  tradição entre os Judeus e, se você for capaz de completá-la, saberei que és um legítimo Judeu e abrirei a porta do bunker!"
Então ele iniciou a Oração:
"SHEMÁ ISRAEL ADONAI..."
Do outro lado da porta aos prantos seu interlocutor completou: 
ELOHEINU ADONAI  ECHAD"
Imediatamente a porta se abriu e o Ancião e sua família foram levados em segurança por conta de uma Oração que é uma tradição de milênios!

Pense se vale a pena manter tradições que nos interligam às nossas crenças ou abandoná-las e perdermos nossa identidade!

A propósito, a oração em português é:
OUVE Ó ISRAEL, O SENHOR NOSSO DEUS ELE É O ÚNICO SENHOR!"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HONRAR OS PAIS É COISA DO PASSADO?

VIRANDO A CHAVE...

POLÍTICA É COISA QUE NÃO SE DISCUTE, TAL QUAL FUTEBOL E RELIGIÃO ???