HERMENÊUTICA - AULA 2
Apartir de hoje, minhas aulas no IBNA serão às terças e quintas, afim de recuperar os dias perdidos com feriados passados e futuros. Os post's aqui publicados sobre Hermenêutica tem títulos de Aula 1, Aula 2, etc..., o que não quer dizer que as referidas aulas terão apenas um dia de ministração; em muitas ocasiões uma aula poderá corresponder há vários encontros, tal qual a Aula 1. Segue Aula 2:
PRIMEIRAS
PERGUNTAS
1.
Qual
é o texto a ser interpretado?
2.
Como
o texto está delimitado, segmentado e estruturado?
3.
Que
elementos do plano de expressão contribuem mais intensamente para a produção do
sentido?
PRIMEIRAS
AÇÕES
1.
Ler
o texto bíblico até ficar amplamente familiarizado com ele;
2.
Anotar
suas primeiras impressões e dúvidas sobre o texto (revisá-Ias a cada ciclo da leitura);
3.
Ler
o livro, ou seção do livro, ao qual o texto pertence, anotando as principais
interrelações (vocabulário, pessoas, lugares, assuntos);
4.
Definir, provisoriamente, a época em que o
texto foi escrito e conhecer o máximo que puder sobre ela.
CICLO 1: DIMENSÃO
ESPAÇO-TEMPORAL DA AÇÃO
1.
Quem
age, onde, quando, fazendo o que, a quem?
2.
Como
são caracterizados agentes, pacientes, tempo e espaço?
3.
Como
o texto organiza as ações e relações no tempo e no espaço?
CICLO 2: DIMENSÃO TEOLÓGICA DA
AÇÃO
Quais são as possibilidades de sentido
teológico da ação e como elas estão organizadas:
1.
intertextual
e interdiscursivamente?
2.
estilística
e argumentativamente?
3.
sintática
e tematicamente?
CICLO 3: DIMENSÃO SOCIOCULTURAL
DA AÇÃO
Como o texto, em interação com seu
mundo da vida, dá sentido à
ação sob
os pontos de
vista da:
1.
sociedade?
2.
cultura?
3.
religião?
CICLO 4: DIMENSÃO PSICOSSOCIAL
DA AÇÃO
Como o texto, em interação com seu
mundo da vida:
1.
Descreve
as relações passionais no texto?
2.
Constitui
a identidade dos agentes a partir de seus objetivos, motivos, de suas competências
e relações passionais?
CICLO 5: DIMENSÃO MISSIONAL DA
AÇÃO
1.
Que
possibilidades de ação e do sentido da ação o texto constitui no diálogo
conosco?
2.
Como
podemos praticá-Ias e/ou reescrevê-las em nossa realidade?
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