HERMENÊUTICA - AULA 2

Apartir de hoje, minhas aulas no IBNA serão às terças e quintas, afim de recuperar os dias perdidos com feriados passados e futuros. Os post's aqui publicados sobre Hermenêutica tem títulos de Aula 1, Aula 2, etc..., o que não quer dizer que as referidas aulas terão apenas um dia de ministração; em muitas ocasiões uma aula poderá corresponder há vários encontros, tal qual a Aula 1. Segue Aula 2:

PRIMEIRAS PERGUNTAS
1.    Qual é o texto a ser interpretado?
2.    Como o texto está delimitado, segmentado e estruturado?
3.    Que elementos do plano de expressão contribuem mais intensamente para a produção do sentido?

PRIMEIRAS AÇÕES
1.    Ler o texto bíblico até ficar amplamente familiarizado com ele;
2.    Anotar suas primeiras impressões e dúvidas sobre o texto (revisá-Ias a cada ciclo da leitura);
3.    Ler o livro, ou seção do livro, ao qual o texto pertence, anotando as principais interrelações (vocabulário, pessoas, lugares, assuntos);
4.     Definir, provisoriamente, a época em que o texto foi escrito e conhecer o máximo que puder sobre ela.

CICLO 1: DIMENSÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA AÇÃO
1.    Quem age, onde, quando, fazendo o que, a quem?
2.    Como são caracterizados agentes, pacientes, tempo e espaço?
3.    Como o texto organiza as ações e relações no tempo e no espaço?

CICLO 2: DIMENSÃO TEOLÓGICA DA AÇÃO
Quais são as possibilidades de sentido teológico da ação e como elas estão organizadas:
1.    intertextual e interdiscursivamente?
2.    estilística e argumentativamente?
3.     sintática e tematicamente?

CICLO 3: DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DA AÇÃO
Como o texto, em interação com seu mundo da vida, dá sentido à ação sob os pontos de
vista da:
1.    sociedade?
2.    cultura?
3.    religião?

CICLO 4: DIMENSÃO PSICOSSOCIAL DA AÇÃO
Como o texto, em interação com seu mundo da vida:
1.    Descreve as relações passionais no texto?
2.    Constitui a identidade dos agentes a partir de seus objetivos, motivos, de suas competências e relações passionais?

CICLO 5: DIMENSÃO MISSIONAL DA AÇÃO
1.    Que possibilidades de ação e do sentido da ação o texto constitui no diálogo conosco?
2.    Como podemos praticá-Ias e/ou reescrevê-las em nossa realidade?

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